MIT: Como gerar o arquivo para envio ao Portal do E-CAC

MIT: Como gerar o arquivo para envio ao Portal do E-CAC

MIT (Módulo de Inclusão de Tributos) é um serviço integrado à DCTFWeb, destinado à inclusão de débitos tributários que ainda não são informados por meio de outras escriturações fiscais digitais, como o eSocial ou a EFD-Reinf.

Para gerar o arquivo do MIT no StarSoft Applications, é necessário estar utilizando a versão superior 2025.06.1996 

1. Acesse: Painel de Controle > Organograma > Empresa. 

 

2. Selecione a empresa desejada e clique em Alterar: 
  1.  Acesse a aba SPED 
 

3. No rodapé, acesse a terceira aba (DCTF) 

 
4. Preencha os seguintes campos: 
  1. Qualificação da Pessoa Jurídica 
  2. Forma de Tributação do Lucro 
  3. Variações Monetárias 
  4. Responsável 
 

Alert
Observação: Essas informações devem ser preenchidas uma única vez ou sempre que houver alterações. 

4. Como gerar o arquivo do MIT? 
Após a configuração da empresa: 
  1. Acesse: Gestão Fiscal > Gerenciamento do Reinf > MIT 
  2. Clique em Iniciar 
  3. Preencha os Dados Iniciais: 
 
  1. Referência: mês/ano do período a ser informado 
  2. Arquivo: diretório onde o arquivo será salvo 
  3. Qualificação da Pessoa Jurídica: selecione conforme a empresa 
  4. Balanço de Suspensão: marque caso aplicável no período vigente 

5. Clique em Adicionar Item: 
  1. Se necessário, selecione o Evento Especial correspondente ao mês.

 

6. Débitos 

Para informar os débitos, acessar: 

Código de Receita/Pagamento > Clique em “Adicionar”. 

 
  1. Selecionar o imposto que foi pago  
  2. Frequência que é pago o imposto; 

7. Grupo MIT: selecionar a nomenclatura do impost
  1. Inserir o código de pagamento (código Darf) 

8. Ao inserir as informações corretas na tela de Código de Receitas de Pagamentos, informar os pagamentos do mês, clicando em: 
  1. Adicionar Item. 
  2. Grupo MIT- Informar o imposto; 
 

9. Inserir dois pontos de interrogação (??) para localizar os impostos cadastrados anteriormente. 

 
 
 
  1. Informar o valor pago do Darf; 
 
Na frente de cada imposto informado, há uma pasta que permite acessar os detalhes do imposto. 

Nessa área, é possível conferir as informações que serão enviadas à RFB e, em caso de divergência, realizar os ajustes necessários. 

Além disso, caso a empresa possua algum Processo de Suspensão, é possível informar o número do processo nesse mesmo local. 

 

 10. Após informar e conferir todas as guias pagas no mês, clique em > Iniciar o Processo. 

  1. Confirme a operação. 

 

 
 
Após a conclusão sem erros, o arquivo será salvo na pasta indicada e estará pronto para importação no Portal e-CAC
 

 
Inserindo imagem...