Objetivo
Este guia tem como objetivo auxiliá-lo a gerar o Arquivo do ECF.
Siga os passos abaixo:
Primeiro passo:
1- Acessar o módulo Gestão Fiscal
- Clique em ECF IRPJ
- Selecione a opção Configuração ECF
Aba lateral "Tributação I"
1- Preencher os seguintes campos:
- Referência: Ano de referência da ECF que será entregue
- Empresa: Empresa que está sendo indicada para a ECF
- Código da versão do layout: Verificar no manual da ECF correspondente ao ano
- Tipo da ECF: Conforme o tipo cadastrado para a empresa
- Indicador de situação especial: Caso a empresa tenha passado por alguma situação especial no ano (ex: cisão, fusão, etc.)
- Patrimônio remanescente
- Data da situação especial
- Escritura retificadora:
Marque "Sim" se for uma retificação da ECF já entregue
Marque "Não" se for a primeira entrega (original)
Número do recibo anterior: Informar a numeração gerada no ano anterior
Aba "Parâmetro de Tributação II"
1- Preencha os seguintes campos:
- Hashcode da ECF do período anterior: Importante preencher com o valor do recibo anterior, para evitar necessidade de preenchimento manual no PVA.
- Forma de tributação do lucro
- Qualificação da pessoa jurídica: Preencher conforme o regime da empresa.
2- Campos que serão habilitados conforme a forma de tributação informada:
- Tipo de Escrituração
- Tipo de Entidade
- Existência de atividade
- Apuração de CSLL
3- Código da natureza
4- Fórmula Extinta:
- Registro x291: Registro foi extinta na ECF 2024, conforme manual ECF 2025.
5- Verificar a necessidade de uso das fórmulas abaixo:
- Registro x292 (Indicar a fórmula caso o registro for necessário)
- Registro y540
- Registro x460
- Registro x490
- Registro x400
Caso essas fórmulas não estejam disponíveis no sistema: Clique no campo de preenchimento. Vá até o menu superior e acesse a aba "Fórmulas" lá, você poderá criar uma nova ou adicionar uma existente digitando no campo “Digite seu texto” no rodapé da tela que abriu.
6- Informações conforme o segmento da empresa:
- Optante pelo Refis: Marcar se aplicável
- Diferença entre Contabilidade e FCont: Marcar se houver
- Optante pela extinção do RTT: Marcar se aplicável
Aba parâmetro de tributação III
1- Indicador do período de apuração:
Selecione de acordo com a forma de apuração da empresa:
- Anual: serão exibidos os 12 meses do ano para preenchimento das informações.

- Trimestral: aparecerão 4 períodos correspondentes aos trimestres para que você informe os dados de cada um.
Aba parâmetro IV
- Configuração: Colocar dois pontos de interrogação para buscar o ano referência que estava preenchendo.
- Registro 0020/0021: contém as informações dos registros que estão no PVA
- Preencha o questionário conforme as informações específicas da empresa. Esse passo é importante para garantir a consistência das informações na ECF.
Segundo passo:
2-No módulo Gestão Fiscal, clique em ECF IRPJ.
- Selecione a opção Signatário.
- Preencha os campos obrigatórios:
- Empresa: Nome da empresa que irá entregar a ECF
- Pessoa: Selecione Pessoa Física ou Jurídica
- CPF/CNPJ: Preencha de acordo com a escolha acima
- Signatário: Nome do contador ou da empresa responsável
- Cargo: Cargo do signatário conforme vínculo
- Responsável: Marque Sim ou Não
- Qualificação do assinante: Ocupação de quem assina a ECF
2- Informações do Contador:
- E-mail
- Sequencial do CRC
- CRC do signatário
- Telefone com DDD
- Estado (UF)
- CEP
- Endereço
- Número
- Complemento
- Cidade
- Bairro
Terceiro passo:
1- Acesse o módulo Gestão Fiscal e clique em ECF IRPJ.
-Selecione a opção Escrituração Fiscal.
Preencha as informações:
- Data inicial e final: Informe o período de apuração da ECF
- Arquivo: Campo preenchido automaticamente com base na configuração do parâmetro 595
- CRD I e CRD II: Marque caso deseje incluir no documento os dados de cada CRD utilizado
Observação:
Caso tenha, dúvida sobre alguma informação para preenchimento contatar o contador da empresa.
Se houver algum erro, o sistema exibirá um log com o local exato do problema. Basta corrigir e iniciar novamente o processo.