Como realizar os cadastros dos Tipos de Entradas e Saídas no StarSoft Applications?

Como realizar os cadastros dos Tipos de Entradas e Saídas no StarSoft Applications?

O que são Tipos de Entradas e Saídas (TES)?
São classificações utilizadas para identificar a natureza das operações fiscais no sistema — como compras, vendas, devoluções, bonificações, entre outras.
Essas classificações orientam o sistema sobre como tratar os tributos, movimentar o estoque e o financeiro, além de gerar corretamente as obrigações acessórias, como o SPED Fiscal e a EFD Contribuições.

Como cadastrar um Tipo de Entrada ou Saída no sistema?
Passo a passo:
1. Acesse o módulo:
  1. Vendas e Distribuição.
2. Abra o menu:
  1. Componentes > Configuração de Entrada e Saída.
3. Clique em:
  1. Incluir novo

4. Preenchimento da Capa da TES:
  1. Código: Utilizado para localizar a TES no sistema.
  1. Descrição: Nome explicativo da operação.
  1. Finalidade: Selecione se será uma operação de entrada ou saída.
  1. Data de início da operação: Define a vigência da TES.
  2. Campos opcionais:
  3. Obriga inspeção
  4. Retorno simbólico
  5. Obriga pedido

5. Configuração da Natureza
  1. Adicione uma nova configuração para preencher as abas a seguir:

6. Configurações por Aba:

Aba “Configuração”
  1. CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações)
  2. Local de entrada/saída
  3. Tipo de movimento
  4. Fórmula para valor contábil (se aplicável)
  5. Tabela de preço (se aplicável)
  6. Item específico (se aplicável)
  7. Código da operação ANP (quando necessário)

Aba “Impostos
  1. Defina os impostos aplicáveis à operação:
  1. ICMS,IPI,PIS,COFINS,ISS, entre outros

Aba “Totais”
  1. Configure as fórmulas que irão compor os valores do documento:
  2. Total do Documento
  3. Total Contábil
  4. Total Financeiro

Aba “CST
  1. Informe os Códigos de Situação Tributária (CST) para cada imposto configurado.

Aba “Condições”
  1. Use esta aba para definir se a TES será utilizada para múltiplas operações ou para situações específicas.

7. Árvore de Integrações:
É responsável por garantir que os documentos gerados a partir da TES realizem corretamente as movimentações nos seguintes módulos:
  1. Financeiro, Fiscal, Estoque.