Sim, os pontos abaixo são alguns dos mais frequentes e que causam maior impacto na geração do arquivo e validações dos dados:
1-Data de Pagamento
Para executar o cálculo da folha de pagamento o campo "Pagamento" deve ser preenchido.
Os cálculos Mensais e Quinzenais, exigem maior atenção e o preenchimento deve ir de acordo com o Regime de pagamento definido pela empresa (Regime de caixa ou Regime de competência).
Para geração da Dirf, é considerada a data de pagamento, então havendo alguma divergência no preenchimento da data essas refletirão na Dirf.
2-Eventos Específicos
Para os eventos específicos é necessário configurá-los antes de gerar o arquivo.
2.1-Para essa configuração:
1. Acesse o menu Obrigações;
2. Configurações para os anuais;
3. Pesquise o evento desejado;
4. E, por fim, selecione a opção adequada na coluna "Dirf".
Observação:
As configurações dos eventos padrões estão disponíveis para atualização na tela de geração do arquivo (Dirf), basta clicar no botão ok uma única vez, para subir o conteúdo.
3-Planos de Saúde
Os eventos de benefícios serão levados para o arquivo Dirf, se estes partiram da "Apuração de benefícios", porque precisam estar vinculado a um fornecedor e isso somente é possível a partir cadastro do benefício.
Caso a empresa não trabalhe com o controle de benefícios no Starsoft e realiza apontamento dos eventos para pagamento e desconto em folha, será necessário adicionar os dados diretamente no programa Dirf.
Lembrando:
No caso de fornecedores diferentes, é necessário que cada cadastro de benefício, tenha o vinculo do fornecedor correto, e um evento para desconto diferente para cada um, o mesmo vale para Coparticipação.