Ao tentar enviar o evento S-1210, eSocial retornou com a mensagem: "Grupo Informações elativas a planos de previdência complementar deve ser preenchido."

Ao tentar enviar o evento S-1210, eSocial retornou com a mensagem: "Grupo Informações elativas a planos de previdência complementar deve ser preenchido."


Esta mensagem será demonstrada quando houver eventos com a natureza da rubrica 9223 – Previdência complementar – Parte empregado, apontadas na folha de pagamento, pois o esocial passou a fazer a validação e identificar a falta dos dados do fornecedor.


Solução emergencial:

Em casos emergências, estas informações poderão ser adicionadas manualmente no xml do evento S-1210 antes de enviar.

Abaixo o grupo de informações que devem ser preenchidos para adicionar no XML do evento S-1210 logo abaixo das tags de dependente/pensão:

 
<previdCompl>

<tpPrev>1</tpPrev>

<cnpjEntidPC> </cnpjEntidPC>

<vlrDedPC> </vlrDedPC>

</previdCompl>

cnpjEntidPC - Na terceira linha deve ser informado o CNPJ da operadora da previdência. Deve ser um CNPJ válido no Cadastro CNPJ e não pode estar com situação cadastral "baixada".


vlrDedPC - Na quarta linha deve ser informado o valor da previdência descontada do colaborador.  Valor da dedução mensal relativa a previdência complementar.



Solução definitiva:

É necessário incluir a previdência complementar na tela Outros benefícios para executar mensalmente a apuração de benefícios, para vinculo com fornecedor e geração dos dados necessários ao grupo de informação.


Importante:

Em síntese, desde 2024 o trabalho para o RH se tornou um pouco mais exigente, já que o volume de dados a ser informado para os órgãos fiscais aumentou. Por isso, para facilitar a rotina do setor com os próximos envios, é importante que se atentem às mudanças ocorridas e realizem as revisões necessárias o quanto antes.
 
Na Base de Dados de Conhecimento, localizada no Portal do Cliente, estão disponíveis alguns conteúdos que podem auxiliar com o cadastro e apuração de benefícios. Contudo, para cenários mais complexos ou necessidade de acompanhamento para as revisões e ajustes necessários, entre em contato conosco para verificar as condições envolvidas para o serviço de consultoria.

Para mais informações sobre o serviço de consultoria acione  o Comercial (maria.baptista@starsoft.com.br).